Pedalar ajuda a queimar calorias e ainda contribui para o meio ambiente

10/10/2011 - 00:00:00 | 92

Aderir à “magrela” traz benefícios incontáveis para a melhora da qualidade de vida

\r\n Seja como meio de transporte, diversão ou para manter a forma e melhorar o desempenho físico e muscular, pedalar está na moda. Em parques, ruas ou academias, andar de bicicleta é hoje considerado “politicamente correto”  e “ecológico”. Os benefícios para a saúde metal, física e emocional são incontáveis – um estudo publicado neste ano pela Psychotherapy and Psychosomatics revela que pedalar aumenta a disposição em 20% e reduz a fadiga em 65%.
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\r\n Segundo a Confederação Nacional da Indústria – CNI, apenas 8% dos brasileiros usam a bicicleta como meio de transporte. Atentos a essa realidade e aos problemas de tráfego e transporte coletivo nas grandes cidades, governos municipais e estaduais estão cada vez mais preocupados em criar zonas específicas para que os amantes da bicicleta possam se deslocar ou praticar este exercício com segurança.
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\r\n Pedalar auxilia no metabolismo da gordura, define e desenvolve a musculatura das panturrilhas e coxas, define e aumenta a resistência dos braços, melhora a coordenação motora e, sobretudo, previne doenças como a osteoporose, cardiovasculares e pulmonares. É ainda um exercício aeróbio, que ajuda na queima de calorias. Beneficia a mente e reduz o nível de estresse e ansiedade.
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\r\n Preste atenção às dicas para pedalar com segurança:
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\r\n • Antes de começar a pedalar, alongue-se antes e depois. Não pedale mais do que aguenta e seu corpo permite;
\r\n • Se nunca pedalou antes, comece com 15 ou 20 minutos, três vezes por semana;
\r\n • Use um tênis confortável;
\r\n • Capacete, luvas, sinalizadores e roupas leves e de preferência coloridas, são indispensáveis;
\r\n • O guidão da bicicleta deve ser alto para evitar esforços na coluna;
\r\n • Ao pedalar, alinhe o tronco com o quadril, com leve inclinação à frente para melhor apoiar e sustentar os membros superiores sobre o guidão;
\r\n • Regule o banco na altura da extensão das pernas, para ajudar a coluna a permanecer reta, o abdome contraído e as pernas semiflexionadas;
\r\n • Escolha locais mais tranquilos e longe da poluição para andar de bicicleta;
\r\n • No trânsito, preste muita atenção às regras e movimentação de pedestres, carros, ônibus e caminhões;
\r\n • Leve sempre uma garrafinha com água para manter-se hidratado;
\r\n • Não esqueça de aplicar o protetor solar;
\r\n • Use meias elásticas esportivas para evitar inchaços e dor nos pés e tornozelos.
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\r\n Vale destacar que, mesmo sendo um exercício de baixo impacto, pessoas com problemas nos joelhos e na coluna devem somente começar a pedalar sob a orientação de um profissional. Antes de iniciar qualquer tipo de exercício, procure um profissional da saúde e faça uma avaliação médica.
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\r\n Por: AgComunicado

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