Pesquisador cria vacina para tratamento menos agressivo de alergia

18/05/2011 - 00:00:00 | 98

Primeira vacina pode chegar ao mercado em 2014

\r\n O tratamento de alergias pode se tornar mais seguro se as pesquisas realizadas pelo imunologista Mark Larché derem certo. O cientista está testando um tipo de vacinação que pode gerar menos danos aos pacientes que a imunoterapia, que é hoje utilizada para tratar esses casos.
\r\n
\r\n A imunoterapia é considerada um método eficiente porém um pouco arriscado, já que envolve injetar na pessoa doses cada vez maiores de um mesmo alérgeno com o objetivo de torná-la imune. O tratamento prevê a aplicação de injeções várias vezes na semana por aproximadamente sete meses, e o esquema é repetido por vários anos. A opção envolve a exposição ao alérgeno e por isso sempre corre-se o risco de mais reações alérgicas.
\r\n
\r\n Ao invés de utilizar todo o alérgeno, o imunologista Larché usa só algumas partes dele na sua vacina. Em teoria, o organismo por conta disso registra a presença da substância, mas só isso não é suficiente para provocar a reação alérgica. No lugar de meses seguidos de imunoterapia, o pesquisador prevê a aplicação apenas uma vez no mês, em um período total de quatro meses. O tratamento é novo e não se sabe se seria necessário fazer uma reaplicação uma vez ao ano para manter o efeito.
\r\n
\r\n Larché afirma que a primeira vacina pode ser disponibilizada já em 2014. O teste para a versão para alergia à gatos em 350 pessoas já foi feito ele planeja fazer novos testes com mais voluntários. Até o momento os pacientes relatam melhoras significativas em seus sintomas alérgicos.
\r\n
\r\n O imunologista também se dedica atualmente ao desenvolvimento de vacinas para outras alergias e espera que a mesma estratégia seja útil no tratamento de enfermidades autoimunes, como é o caso da artrite reumatoide.
\r\n
\r\n Fonte: O Globo

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos