Poluição sonora é causadora de doenças

04/04/2011 - 00:00:00 | 119

Dormir mal compromete o crescimento e leva ao envelhecimento celular

A urbanização e o sistema de transportes estão entre os principais motivos para que a poluição sonora seja cada vez mais sentida à noite, especialmente nas grandes cidades. E ela vai muito além de um mero incômodo. O barulho em excesso chega a matar. O alerta é de uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial de Saúde e realizada na Europa. Segundo o estudo, os habitantes daquele continente perdem, se somados, 1 milhão de anos de vida a cada ano por conta de problemas de saúde desencadeados ou agravados pelo excesso de ruídos. Um descanso intermitente chega a comprometer até o crescimento de crianças, e, nos adultos, acelera o envelhecimento celular. Doenças degenerativas, como diabetes e hipertensão, podem aparecer mais cedo.  

\r\n

 
Ainda há poucas pesquisas relacionadas a como o brasileiro dorme. Há dois anos, um levantamento da Associação Brasileira do Sono (ABSono) mostrou que 43% da população não teria um sono restaurador. Agora, o Instituto do Sono concluiu um trabalho em São Paulo cujos resultados preliminares mostram que o paulista dorme mal. 
 
Não há uma medida única sobre o barulho suficiente para tirar uma pessoa do sono profundo. Para as que sofrem com transtornos emocionais e ansiedade, a tolerância é menor. Para piorar, antes de procurar um médico, há que decida tentar “desligar-se” dos ruídos por conta própria. Após uma noite mal dormida, abusam da cafeína. E, para ignorarem os barulhos à noite, recorrem ao álcool.  

\r\n

Quanto mais fragmentado o sono, maior o leque de problemas a curto e médio prazo. O sistema imunológico ficará mais sujeito a infecções. Mesmo uma simples gripe atuará mais tempo no organismo de alguém com problemas de sono do que entre aqueles que dormem bem. Até o desenvolvimento do corpo de altera, pois o hormônio do crescimento só é produzido durante o sono profundo. No adulto, ele é responsável por aumentar o tônus muscular, o vigor físico e dar textura à pele.  

\r\n

Autor:  Agência Comunicado

\r\n

Fonte:  O Globo 



  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos