Quinoa, o mais completo cereal

29/08/2011 - 00:00:00 | 141

Sua riqueza nutritiva supera alimentos como soja e peixes, e só é comparável ao leite materno

\r\n O grão da quinoa é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos alimentos mais completos. Também chamado de quinua ou quínua, ele é composto por 20 aminoácidos essenciais e uma enorme quantidade de fibras, proteínas e vitaminas. É rico em ômega 3 e 6, que evitam o acúmulo de gordura nas artérias, aumenta as defesas do organismo e atua na recuperação dos tecidos. Excelente para a memória, facilita o aprendizado e melhora os reflexos. Estudos indicam que as qualidades naturais da quinua a tornam importante aliada para prevenir doenças como o câncer de mama, a osteoporose e cardiovasculares.
\r\n
\r\n Originário da região da Cordilheira dos Andes, principalmente do Peru e da Bolívia, há mais de 5 mil anos este precioso cereal constituía, junto ao milho e a batata, a base da alimentação dos incas. Nos dias de hoje, por ser facilmente absorvido pelo organismo e devido à alta concentração de ferro, faz parte da dieta dos astronautas.
\r\n
\r\n A quinoa é o único produto agrícola que tem condições de suportar e sobreviver às duras condições de clima extremamente frio e solo alcalino do altiplano andino. E não existe apenas um tipo de grão, mas 17 variedades diferentes, com propriedades que variam conforme o local e o tipo de cultivo. A variedade Real, cujos grãos são mais claros, de maior tamanho e mais ricos em proteínas, é a mais procurada pelos consumidores.  
\r\n
\r\n Por não ter glúten em sua composição, este cereal é uma excelente opção na dieta de pessoas que convivem com a doença celíaca. O tratamento desta doença exclui – para toda a vida - o glúten, pois leva à irritação da mucosa do intestino (que danifica as vilosidades e diminui a absorção dos nutrientes) destas pessoas.   
\r\n
\r\n No Brasil a quinoa é mais consumida na forma de grãos, flocos ou farinha. Vai bem com saladas, sopas, molhos, papinhas, pudins, pães e biscoitos, entre outras variedades de pratos e receitas. Até macarrão e barras de cereais à base de quinoa já estão à disposição dos consumidores.
\r\n
\r\n Por: AgComunicado
\r\n       

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos