Saia do sedentarismo!

25/08/2011 - 00:00:00 | 164

Antes de sair se exercitando, faça uma avaliação física com um especialista e procure orientação para a atividade

\r\n Não raro precisamos de um esforço extra para encontrar um “tempinho” para nos exercitarmos. É necessária  a motivação para dedicar alguns minutos do dia para a prática de exercícios. Entre os diversos motivos que nos levam a realizar atividades físicas está o simples fato de querer cuidar melhor da saúde. Ou então, para poder vestir a velha calça desbotada pendurada no guarda roupa e que há muito já não serve, ou o simples prazer de sair para caminhar ou correr com os amigos, e sair do estresse imposto pelo corre-corre diário.
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\r\n Quanto aos benefícios dos exercícios físicos, não há dúvidas: eles melhoram a força muscular e a flexibilidade, os ossos se fortalecem, a pressão arterial retorna aos padrões normais, o colesterol e os triglicerídeos diminuem, e ainda há a prevenção de doenças do coração e o diabetes.
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\r\n Porém, antes de levantar do sofá e partir para uma corrida extenuante, saiba que é preciso se preparar para o exercício físico. Visitar um cardiologista é essencial, pois ele analisará as condições reais de saúde para praticar exercícios e solicitará exames como o eletrocardiograma, de sangue e o teste ergométrico. Já o ortopedista deve ser consultado se houver a presença de dores musculares ou nas articulações e nos ossos, para uma correta avaliação.
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\r\n Só deixa de ser sedentário quem pratica exercícios moderados pelo menos três vezes por semana, por 30 minutos. Fortalecer a musculatura por meio do alongamento e atividades aeróbicas é uma boa maneira de evitar lesões. Especialistas recomendam que, após 45 dias de preparação, pode-se iniciar a prática do esporte favorito.
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\r\n Caminhar é uma das melhores maneiras de começar. Confira algumas dicas:
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\r\n • Para iniciar a caminhada não há tempo bom ou ruim: escolha o momento em que tem mais disposição;
\r\n • O ritmo adequado é aquele que permite conversar e andar ao mesmo tempo, sem perder o fôlego;
\r\n • Aprenda a respeitar os seus limites;
\r\n • Alongue-se antes e depois da caminhada: primeiro, para preparar a musculatura, e depois para relaxá-la e evitar lesões;
\r\n • Mantenha-se sempre bem hidratado durante a caminhada, consumindo apenas água;
\r\n • Faça uma alimentação leve de 30 a 40 minutos antes de caminhar. Consuma, de preferência, frutas, leite e iogurte.
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\r\n Por: AgComunicado
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