Saiba como amenizar o sono depois do almoço

01/07/2011 - 00:00:00 | 125

Uma alimentação adequada pode ajudar a combater o problema

\r\n É muito comum sentir sono após o almoço. Porém, em excesso, ele acaba atrapalhando o andamento das atividades no trabalho. Caso você esteja dormindo as horas necessárias à noite e ainda assim fica sonolento após o almoço, saiba que há formas de amenizar o problema por  meio de uma alimentação adequada. Outra opção é optar por um deliciosa “siesta” de pelo menos 30 minutos, algo bastante complicado de se fazer nas grandes cidades.
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\r\n O sono sentido após uma grande refeição é consequência normal do processo digestivo. Como o sangue passa a circular mais na região estomacal, a circulação na região cerebral é reduzida, e daí surge a sensação de sonolência. É evidente que quanto maior a refeição, maior é o tempo gasto pelo corpo para digeri-la, e mais duradoura a sensação de sono.
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\r\n Dicas – Um cardápio balanceado, com predomínio de verduras, legumes, bifes sem gordura e grãos, com alimentos das mais variadas cores, é o melhor modo de amenizar o problema. Os alimentos ricos em carboidratos, como os pães e as massas, devem ser evitados ou ingeridos moderadamente. A glicose neles presente inibe a ação de uma proteína e gera mais sono. E usar o café para despertar é um equívoco, pois a cafeína dificulta a absorção de nutrientes como cálcio e ferro pelo corpo.
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\r\n É importante também fazer um lanche depois do café da manhã e entre o almoço e o jantar, para não chegar com muita fome na hora da próxima refeição. Isso ajuda também a manter um bom metabolismo.  São boas opções para esses lanches: frutas, gelatinas, cereais com leite desnatado, iogurte desnatado com granola sem gordura, ou ainda um sanduíche de ricota com peito de peru.
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\r\n Por: AgComunicado

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