Saiba como diferenciar os suplementos alimentares para atletas dos comuns

07/07/2011 - 00:00:00 | 94

Confira algumas dicas para não se confundir na hora da escolha

\r\n Em abril do ano passado, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) criou novas regras para controlar o consumo de suplementos, de forma a evitar o uso sem critérios, especialmente por alunos de academias de ginástica. Os produtos são fiscalizados pela Agência e os que não estiverem de acordo com as normas de rotulagem podem ser recolhidos e a empresa responsável, multada.
\r\n
\r\n A suplementação alimentar ou para atletas não deve substituir os alimentos ou ser ingerida como dieta exclusiva e única. Segundo a ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos e Para Fins Especiais ), a regulamentação brasileira prevê que a suplementação deve conter apenas vitaminas e/ou minerais com o mínimo de 25% e, no máximo 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR), sempre com a porção indicada pelo fabricante.
\r\n
\r\n Os suplementos para atletas só devem ser utilizados por quem pratica exercícios de alto desempenho, ou seja, atletas profissionais. Outros suplementos desempenham a função de complementar a dieta e só podem ser prescritos por um médico ou nutricionista, que avalia a necessidade dessa suplementação.
\r\n
\r\n Muitas pessoas se confundem na hora de comprar  suplementos devido à falta de identificação de alguns produtos. Devido à regulamento brasileira, os produtos que contém substâncias à parte de vitaminas e minerais não levam a classificação de suplementos alimentares. Os consumidores devem prestar atenção ao rótulo e à finalidade do produto.
\r\n
\r\n Dicas – Em geral, quem busca perder peso deve buscar aumentar o metabolismo e o gasto energético. Para ganhar massa magra, a ideia é uma alimentação proteica e calórica, porém sem gorduras e sal. E para construir e definir a musculatura,  é necessário o consumo de proteínas. O uso indiscriminado de suplementos pode gerar efeitos contrários e trazer riscos à saúde, como o de ganhar mais peso que o desejado ou sobrecarregar rins e outros órgãos.  
\r\n
\r\n Por: AgComunicado

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos