Saiba mais sobre a sucupira

26/09/2011 - 00:00:00 | 121

A semente industrializada sob a forma de chá, óleo ou cápsulas, possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias

\r\n O consumo da semente de sucupira está cada vez mais popular entre os interessados em manter a saúde em alta. Ela é recomendada, principalmente, para amenizar ou eliminar os sintomas do reumatismo, artrite, dores ósseas, dentre outros problemas articulares. Os esportistas também a consomem após longos exercícios físicos por conta de suas propriedades antioxidantes.
\r\n
\r\n A árvore da sucupira é natural do cerrado, mas pode ser encontrada em diversas regiões – em especial, nas do norte. Sua altura oscila entre 8 e 16 metros e em suas folhas há um furto não comestível que contém a semente. A espécie está entre as ameaçadas de extinção no estado de São Paulo.
\r\n
\r\n A semente de sucupira pode ser consumida sob a forma de chá, em cápsulas ou em gotas (tintura). O óleo extraído das sementes e da casca da árvore é, além de aromático, eficaz em tratamentos de reumatismo. Os nódulos ou tubérculos da raiz – mais conhecidos como Batatas de Sucupira – são usados para controlar os níveis da diabete.
\r\n
\r\n Uma substância química chamada betacariofileno, presente no óleo de sucupira, comprova suas propriedades fitoterápicas: ela tem ação antiinflamatória, antioxidante, antibiótica e também funciona como anestésico local.
\r\n
\r\n As diversas formas industrializadas da sucupira são facilmente encontradas em farmácias manipuladas ou em mercados de plantas. A validade dos produtos costuma ser de longo prazo, uma vez que suas folhas passam por um extenso processo de secagem.
\r\n
\r\n A sucupira é tida como um fitoterápico seguro e ainda não existem contraindicações oficiais ao seu consumo. Pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) confirmaram sua ação antiinflamatória e eficácia nos tratamentos de artrite, reumatismo e outras dores.  Há quem diga que o chá só deve ser consumido por, no máximo, quinze dias regulares e após outros quinze de descanso para o organismo, pode ser retomado. Acredita-se que dessa forma o sistema endócrino estará equilibrado.
\r\n
\r\n Por: AgComunicado

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos