Saiba mais sobre as Aftas

26/04/2012 - 00:00:00 | 216

Porque elas aparecem? Podemos prevenir as aftas? Saiba mais...

\r\n O que é

\r\n

\r\n  

\r\n

\r\n São lesões ulceradas que pode surgir na boca, língua e gengiva. Pode acontecer somente uma vez ou ser recorrente. Existem três tipos de aftas: traumática alérgica e doenças sistêmicas.
\r\n Aftas traumáticas: ocorrem nas pessoas que usam aparelho ou prótese, sofre um traumatismo na hora da alimentação.
\r\n Afta alérgica: Surge após a uma alergia alimentar ou reação de algum medicamento.
\r\n Aftas sistêmicas: são manifestações de doenças sistêmicas. E sua cicatrização não leva mais de duas semanas e não deixam marcas.

\r\n
\r\n

\r\n Sintomas
\r\n São pequenas e dolorosas, provocam ardências e deixam a área avermelhada. Quando ocorre uma ulceração poderão aparecer inflamações com bolhas. Por estar em regiões bem sensíveis e delicadas o seu rompimento ocasiona muito desconforto e piora quando o individuo ingere alimentos quentes ou picantes. Mas em casos mais graves surge a febre, inflamação dos gânglios do pescoço e sensação de bem estar.

\r\n

\r\n  

\r\n

\r\n Diagnóstico
\r\n É feito por um exame minucioso da cavidade oral onde observam o diâmetro e localização das lesões. É necessário até raspar a afta para verificar se há bactérias, fungos ou vírus, dependo terá que realizar uma biópsia para afastar outro tipo de doença.

\r\n
\r\n

\r\n Prevenção
\r\n Para impedir as aftas aparecerem é fazer uma boa higienização oral utilizando antissépticos bucais. Mastigar corretamente os alimentos para evitar as lesões. Consuma vitaminas que melhoram a imunidade e não abuse dos alimentos que causam aftas tais como: frutas cítricas. Atividade física é um bom meio de controlar o estresse, pois as aftas podem ser problemas emocionais.

\r\n

\r\n  

\r\n

\r\n Tratamento
\r\n Objetivo é acelerar a cicatrização e aliviar as dores. Os antissépticos bucais são os mais indicados pelos médicos. Fazer refeições com alimentos mais leves evitando os alimentos muito picantes, quentes e ácidos.

\r\n
\r\n

\r\n Como a afta aparece?
\r\n Surge uma mancha vermelha que com um tempinho ela evolui para uma ferida arredondada, recoberta por uma membrana embranquecida, acinzentada e amarelada. Assim que a dor diminui ocorre a cicatrização que leva no máximo duas semanas.

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos