Sal em excesso provoca doenças

27/07/2011 - 00:00:00 | 151

Consumo de sódio entre brasileiros é mais do que o dobro recomendado pela OMS

\r\n Ele está presente na vida do homem há mais de cinco mil anos. Chegou a ser utilizado como moeda e em algumas antigas civilizações, seu significado aproximava-se do “sagrado”. Essencial na vida e na alimentação do homem, hoje, o sal (quase 40% corresponde ao sódio), é considerado pelos médicos como um dos vilões da saúde do brasileiro.
\r\n
\r\n É que é um abuso do sal na alimentação. Os estudos mostram que o brasileiro consome, diariamente, quase 12 gramas de sal, quando o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de até 5 gramas por dia. O resultado desse alto consumo só pode ser negativo, com o aparecimento de doenças como hipertensão arterial e complicações renais e cardiovasculares.
\r\n
\r\n O que fazer? Preste atenção aos seus hábitos alimentares e faça algumas modificações para melhorar a saúde:
\r\n
\r\n Consuma alimentos mais saudáveis e naturais, como verduras, frutas e legumes;
\r\n Acostume-se a ler o rótulo dos alimentos, não apenas para conferir as calorias, mas também a quantidade de sódio;
\r\n Evite salgadinhos, massas instantâneas, refrigerantes (principalmente os light/zero), pães, bisnaguinhas, biscoitos, refeições congeladas prontas, papinhas para crianças, sopas instantâneas, embutidos (presunto, salsicha, linguiça, salame e mortadela), caldos e temperos artificiais, maionese, entre outros. Diminua o consumo destes produtos e preste atenção ao rótulo de cada um;
\r\n  Troque a margarina vegetal com sal pela sem sal;
\r\n No cinema, troque a pipoca na embalagem “gigante” pela menor, e modere no sal;
\r\n Aposente o saleiro da mesa;
\r\n Troque o molho shoyu tradicional pela versão light, com menor teor de sódio;
\r\n Prefira os temperos naturais aos artificiais.
\r\n  
\r\n Para auxiliar e conscientizar o consumidor sobre a importância da redução do uso do sal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde (MS) e a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) lançaram a Campanha “Menos sal. Sua saúde agradece!”. A campanha, que começou nos supermercados do Distrito Federal (DF), no dia 26 de julho, será estendida a todo o território nacional.
\r\n  
\r\n Por: AgComunicado
\r\n       

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos