Secretaria da Saúde recomenda vacinação contra sarampo

16/03/2011 - 00:00:00 | 120

Intenção é evitar que vírus volte a circular

\r\n A Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo recomenda a imunização contra o sarampo às pessoas que ainda não se vacinaram contra a doença e que têm intenção de viajar para fora do país ou do estado de São Paulo. Um caso de sarampo “importado” foi confirmado na cidade paulista de Campinas e o objetivo da convocação é que o vírus não volte a circular. O caso citado refere-se a um homem de 41 anos que não foi vacinado e que adoeceu depois de viajar com a família para Orlando, nos Estados Unidos.  

\r\n

\r\n Na semana passada, a Secretaria de Saúde de Campinas já havia recomendado aos profissionais de turismo, motoristas de táxi e funcionários de hotéis e restaurantes que se vacinassem. 
\r\n  
\r\n Vacinação 

\r\n  
\r\n A vacina contra o sarampo é a única medida preventiva e a mais segura. Os principais sintomas do sarampo são febre e manchas avermelhadas no corpo, acompanhadas ou não de tosse, coriza e conjuntivite. O calendário básico de vacinação prevê a primeira dose da vacina aos 12 meses e uma segunda dose entre 4 e 6 anos (para crianças de até 6 anos). Quem tem entre 7 e 19 anos deve receber duas doses, com intervalo de 30 dias. Para os adultos a partir de 20 até 50 anos, apenas uma dose é recomendada. 
\r\n  
\r\n Casos de sarampo infelizmente continuam sendo registrados pelo mundo. No continente americano, neste ano, houve surtos no Canadá, Estados Unidos e Argentina. Em 2010, foram identificados 68 casos no Brasil, nos estados do Pará, Rio Grande do Sul e Paraíba. Segundo o Ministério da Saúde, as ocorrências foram relacionadas a vírus provenientes da África do Sul e da Europa. O sarampo teve sua transmissão interrompida no território brasileiro em 2000, com o último caso registrado no estado do Mato Grosso do Sul.

\r\n

\r\n  

\r\n

\r\n Autor:  Agência Comunicado

\r\n

\r\n Fonte:  Folha de S. Paulo e Band

\r\n

\r\n  

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos