Soja não deve ser ingerida somente pelos vegetarianos

17/01/2012 - 00:00:00 | 140

\r\nProteína da soja tem alto valor nutritivo e ajuda no condicionamento físico de quem faz exercícios

\r\n Ainda há quem associe o consumo de soja às dietas vegetarianas, quando na realidade ela é um alimento completo que pode – e deve - estar presente no cardápio de qualquer pessoa,  independentemente de ser vegetariana.
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\r\n Por conta de seus inúmeros benefícios à saúde, a soja é um alimento quase obrigatório para atletas e praticantes de atividades físicas. Ela pode ser utilizada para atender às necessidades proteicas exigidas durante o treinamento e para fornecer aminoácidos essenciais,  indispensáveis para o desenvolvimento muscular.
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\r\n Praticar exercícios físicos é um hábito saudável. No entanto, em excesso, podem causar estresse e contribuir para o surgimento de dores, formação de radicais livres e inflamação dos músculos.  E é neste ponto que entra a atuação da proteína de soja. As isoflavonas, substâncias encontradas na soja, produzem efeitos antioxidantes que ajudam a reduzir as dores, prevenir inflamações e acelerar a recuperação muscular pós-treino.
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\r\n A soja é importante na nutrição esportiva por conter quantidades de aminoácidos anabólicos – como glutamina e arginina – e aminoácidos de cadeia ramificada – isoleucina, valina e leucina. A presença destas substâncias costuma ser útil aos atletas em fases de dietas hipocalóricas.
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\r\n Integrante da família das leguminosas – assim como a lentilha, a ervilha e o feijão – a soja é uma ótima fonte de potássio, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B, A, C e E. De origem asiática e milenar (a palavra “soja” vem do japonês shoyu), ela é considerada um dos mais importantes alimentos funcionais.
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\r\n Não há contraindicações para o consumo diário da soja, mas a inclusão da proteína isolada na alimentação deve ser associada a um cardápio balanceado e, de preferência, ser orientada por um médico ou nutricionista, para não haver equívocos no que diz respeito à combinação, quantidade e formas de preparo, entre outros aspectos.
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\r\n Por: AgComunicado

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