Tabagismo é ainda problema de saúde pública

25/07/2011 - 00:00:00 | 125

Alem de causar doenças e afetar o desempenho físico, fumar é considerado “politicamente incorreto”

\r\n Fumar hoje em dia está mais do que “fora de moda”. O ato de inalar a fumaça de cigarros, charutos e afins é julgado por muitos como um sinal de ausência de consciência ambiental. Com a Lei Antifumo, em vigor desde 2009 em diferentes localidades que proibiram os cigarros em ambientes coletivos,  os não fumantes não são mais obrigados a fumar de forma passiva.
\r\n
\r\n No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano em decorrência do tabagismo. O risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo, é duas vezes maior para um fumante.  Já quanto ao câncer de pulmão, a possibilidade de um fumante desenvolver a doença é 10 vezes maior se comparado a um não-fumante.
\r\n
\r\n São incontáveis os benefícios de se parar de fumar. Segundo estudos do Instituto Nacional do Câncer (INCA), quando você para de fumar:
\r\n
\r\n • Sua pressão sanguínea e pulsação se normalizam depois de 20 minutos;
\r\n • As taxas de oxigênio no sangue voltam ao normal após 8 horas;
\r\n • A pessoa passa a identificar melhor os cheiros e a sentir o sabor dos alimentos depois de 2 dias;
\r\n • Já dá para respirar com mais facilidade depois de três semanas, com melhoras também na circulação sanguínea.
\r\n
\r\n Além disso, 10 anos após deixar o cigarro, o risco de se sofrer um infarto será igual ao de quem não fuma. O mesmo acontece com o câncer de pulmão: o risco de desenvolver a doença cairá pela metade.
\r\n
\r\n Tal como a cocaína, a heroína e o álcool, a nicotina é uma droga que vicia. É por isso que ao pararmos de fumar, sentimos “síndrome de abstinência”, com sintomas como dor de cabeça, irritação, insônia, agressividade, entre outros. Tais sintomas desaparecem completamente com o passar dos dias, dos meses e finalmente, dos anos.
\r\n
\r\n Aos poucos, o ex-fumante adquire nova consciência sobre seu corpo e saúde, e a cada novo dia sem acender um cigarro, ele terá um dia a mais com excelente qualidade de vida.  
\r\n
\r\n Por: AgComunicado

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos