Tai-chi traz benefícios para pacientes de insuficiência cardíaca crônica

26/04/2011 - 00:00:00 | 74

Participantes que praticaram o tai-chi tiveram melhora maior em sua qualidade de vida e bem-estar

\r\n Os portadores de insuficiência cardíaca crônica não podem se exercitar regularmente. Até o final dos anos 80, os médicos recomendavam que evitassem quaisquer esforços físicos e isso os entristecia. No entanto, os resultados preliminares de um recente estudo indicam que a prática de tai-chi poderia ser melhor estudada e talvez recomendada aos pacientes.
\r\n
\r\n A prática da ginástica oriental inspirada no tai-chi, que é uma arte marcial chinesa, poderia contribuir para melhor qualidade de vida, de acordo com o estudo publicado neste mês no Archives of Internal Medicine. A prática inclusive poderia melhorar o humor dos pacientes que sofrem de insuficiência cardíaca crônica.
\r\n
\r\n O estudo analisou a prática de uma hora de tai-chi, duas vezes por semana, por 12 semanas. Os participantes foram 50 indivíduos, homens e mulheres, com insuficiência cardíaca crônica. Um outro grupo também com 50 participantes com o mesmo problema, e com idades semelhantes, realizou os exercícios recomendados pelos cardiologistas atualmente, no caso, uma leve caminhada de seis minutos, duas vezes por semana.
\r\n
\r\n Ao final do estudo, não houve diferenças nos testes com relação à oxigenação, mas os participantes que praticaram o tai-chi relataram melhoras mais significativas na qualidade de vida e bem-estar. Além disso, eles demonstraram mais autoconfiança.
\r\n
\r\n Originário da China, o Tai Chi Chuan é uma arte praticada no mundo todo. Tem relação com a meditação e com a promoção da saúde, e traz tranquilidade e equilíbrio aos seus praticantes.
\r\n
\r\n Insuficiência cardíaca é a expressão médica relativa às situações nas quais o coração não está totalmente capacitado a manter as necessidades circulatórias do organismo. As doenças que diminuem a força de contração do músculo cardíaco são as que mais provocam a condição.
\r\n
\r\n Por: AgComunicado

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos