Terceira idade e musculação

28/09/2011 - 00:00:00 | 152

Diminuição dos riscos cardiovasculares, ganho de massa óssea e muscular e mais disposição estão entre os benefícios desta atividade física

\r\n A musculação pode se tornar uma importante aliada de quem vive a terceira idade. A medicina já compreendeu que ela é ideal para combater duas doenças muito comuns nesta etapa: a osteopenia, que consiste na perda de mineral ósseo, e a sarcopenia, redução de massa muscular. Ambas doenças estão relacionadas à idade e afetam tanto homens como mulheres. Entra aqui a importância da atividade física, que ajuda tanto na prevenção quanto regressão, em alguns casos, destas duas doenças.
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\r\n Exercícios localizados com carga, desde que bem orientados, estimulam a massa muscular e óssea, e melhoram a mobilidade das articulações, em geral limitada, do idoso.  Estudos e pesquisas comprovam hoje os benefícios positivos na densidade óssea com a prática da musculação, reduzindo o risco do surgimento da osteoporose, além de atuar positivamente na melhoria e até eliminação de doenças cardiovasculares.
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\r\n Pesquisadores tem concluído que exercícios físicos, como a musculação, promovem a melhora da saúde no idoso:
\r\n aumento da massa muscular;
\r\n aumento da massa óssea;
\r\n maior gasto de energia, que colabora na redução da gordura e dobras cutâneas;
\r\n redução das taxas de colesterol;
\r\n diminui a frequência cardíaca e normaliza a pressão arterial.
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\r\n Fortalecer a musculatura, as articulações, ligamentos e tendões diminui o risco das quedas, muito comuns nesta etapa da vida, melhora a disposição e ajuda a realizar as mais simples atividades do dia a dia. Talvez o ganho maior seja do ponto de vista emocional e mental, dando maior confiança ao idoso e tornando-o uma pessoa independente, dono de si e de suas conquistas.
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\r\n É importante saber que não é apenas o peso/ carga o mais importante nas atividades que envolvem a musculação. A velocidade de execução dos exercícios, o número de repetições e os intervalos são também essenciais para obter resultados positivos.
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\r\n Certifique-se, portanto, que o profissional que orienta o seu treino está realmente capacitado para tal.  Ele deve conhecer os mais variados métodos e técnicas, e saber qual o treino mais indicado para o seu caso.
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\r\n Lembre-se: antes de iniciar qualquer atividade, seja caminhar, praticar um esporte ou iniciar uma série na musculação, é preciso realizar os exercícios de aquecimento e
\r\n alongamento.
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\r\n Por: AgComunicado
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