Teste do Pezinho: para cuidar da saúde e desenvolvimento do seu bebê

14/12/2011 - 23:00:00 | 83

Exame laboratorial detecta doenças de origem genética, infecciosa ou metabólica antes que elas se manifestem

\r\n Teste do Pezinho, ou Triagem Neonatal, é uma forma de garantir que o seu filho cresça e se desenvolva com saúde. Este teste, que virou lei federal e é obrigatório desde 1992, detecta uma série de doenças de origem genética, metabólica ou infecciosa – 30, no total.  Uma vez identificadas, elas podem ser tratadas antes mesmo de se manifestarem.
\r\n
\r\n O teste do pezinho é feito através da coleta de gotinhas de sangue retiradas do calcanhar do bebê, entre o 3o e 7o dia de vida, de preferência, no próprio hospital onde nasceu,   num posto de coleta ou laboratório. O prazo máximo para a coleta não deve ultrapassar 30 dias a partir do nascimento do bebê.
\r\n
\r\n É muito importante realizar este teste, pois a maioria das doenças detectadas não dão sintoma ou sinal durante a gestação. Entre as principais doenças detectadas estão:
\r\n
\r\n Fenilcetonúria - Doença genética. A criança não metaboliza o aminoácido fenilalanina presente no leite, carne e ovos, o que causa retardo mental grave e lesões irreversíveis no sistema nervoso central.
\r\n
\r\n Galactosemia – Doença genética rara. A criança não consegue digerir a galactose presente no leite materno. Pode provocar catarata, retardo mental, convulsões e diarreia.
\r\n
\r\n Hipotireoidismo Congênito - A falta dos hormônios produzidos pela tireoide causa deficiência mental e retardo de crescimento. Tais hormônios são fundamentais para o desenvolvimento do sistema nervoso.
\r\n
\r\n Hiperplasia Adrenal Congênita - Distúrbio no metabolismo pode levar à desidratação aguda (perda de sais) e, na menina, à masculinização dos órgãos genitais (pelos, aumento do clitóris).
\r\n
\r\n Sífilis Congênita - A criança adquire a doença durante a gestação ou parto, e pode afetar a sua pele, ossos, baço, fígado e sistema nervoso.
\r\n
\r\n AIDS Congênita - A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é transmitida pela mãe soropositiva (HIV+) ao bebê – é a chamada “transmissão vertical”. O vírus compromete o sistema de defesa da criança, deixando-a vulnerável a infecções.
\r\n
\r\n Outras doenças detetadas pelo Teste do Pezinho: Rubéola congênita, Fibrose cística,
\r\n Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose Congênita e Anemia Falciforme, entre outras.
\r\n
\r\n Por: AgComunicado

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos