Testes genéticos geram controvérsia nos Estados Unidos

24/05/2011 - 00:00:00 | 131

Kits que indicam os esportes que as crianças estariam geneticamente programadas a praticar causam polêmica

\r\n Numa era de pais super protetores e interessados em explorar o potencial competitivo de seus filhos, ao menos duas organizações passaram a vender testes de DNA que ajudariam a saber quais esportes as crianças teriam maior propensão genética a praticar bem. Trata-se de um tema polêmico. Nos Estados Unidos, a maior aptidão esportiva pode levar à uma bolsa de estudos para o aluno atleta nas melhores instituições de ensino superior.  
\r\n
\r\n Tais testes de DNA são uma tentativa de analisar a genética do indivíduo para conhecer seu potencial de performance física, esportiva ou atlética, com o objetivo de levar as pessoas a praticarem aquelas atividades para as quais têm maior aptidão natural. Outros buscam conhecer os genes na pessoa que poderiam ameaçá-lo futuramente, como a maior propensão a desenvolver doenças.
\r\n
\r\n A crítica que se faz é que a real utilidade desses testes genéticos para determinar aptidão esportiva, já que não se pode de fato avaliar, atualmente, a influência do genes na capacidade ou habilidade atlética. Os resultados dos testes podem ser falsamente alarmantes ou tranquilizadores.
\r\n
\r\n Além disso, ter propensão a um determinado esporte como resultado do teste não quer dizer, necessariamente, que a pessoa queira praticá-lo. O gosto por determinado esporte ou atividade física não é resultado apenas de uma maior facilidade individual por motivo genético. Há pessoas que jogam muito bem basquete mas querem mesmo seguir carreira em outro esporte, por exemplo. Não seria correto encorajar os pais ou treinadores a forçar as crianças a praticarem esportes que elas não gostam, ou incentivá-las a não praticar uma atividade que elas gostam e nas quais podem ter sucesso, apesar da genética teoricamente desfavorável.  
\r\n
\r\n Fonte: O Estado de S. Paulo

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos