Todos no combate à obesidade!

01/03/2011 - 00:00:00 | 134

Para melhorar a saúde e combater a obesidade, é importante seguir uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos.

Durante a Consulta Regional do Alto Nível das Américas contra as doenças crônicas não transmissíveis, a diretora da OMS (Organização Mundial de Saúde), Margaret Chan pediu aos governos que tomem medidas urgentes para combater a obesidade.

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Parece uma questão simples, mas a obesidade aumenta as chances de aparecimentos de doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial, entre outras.

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Para combater a obesidade, alcançar uma saúde perfeita e o corpo ideal é necessário descobrir antes a causa dela. Uma das causas mais comuns é o estilo de vida das pessoas, como hábitos alimentares e as atividades físicas que as pessoas desenvolvem, ou não.

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 Dicas para combater a obesidade e melhorar a saúde:

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  • Fazer uma dieta moderada, rica em proteínas, vitaminas e minerais
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  • Fazer várias refeições ao dia. Além de aumentar a saciedade, melhora o trabalho do organismo.
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  • Tomar bastante líquidos.
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  • Praticar atividades físicas regularmente. Assim a pessoa aumenta os gastos calóricos e melhora o  desempenho físico e muscular.
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  • Ter sempre a orientação de um médico e um nutricionista.
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Técnicas de nutrição da Abeso (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica):

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  1. Procure conhecer o valor calórico dos alimentos: leia atentamente o rótulo;
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  3. Procure alimentos com baixo teor de gordura ou sem gordura;
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  5. Lembre-se que um alimento que não contém açúcar pode conter muita gordura: novamente preste atenção no rótulo;
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  7. Procure evitar alimentos gordurosos, limitando-os a um máximo de 30% do valor calórico total diário;
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  9. Aumente os carboidratos complexos (como arroz, feijão e massas) e evite os carboidratos simples (como doces e açúcar);
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  11. Torne a dieta pobre em calorias apetitosa (use ervas, temperos diferentes);
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  13. Procure aumentar a quantidade de fibras na dieta (coma frutas com bagaço e verduras);
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  15. Procurar realizar uma atividade nos horários de maior vontade de beliscar : caminhar, ir ao shopping, sair com o cachorro,...
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  17. Quando der vontade de comer doces procurar os caseiros, sem creme de leite, leite condensado e chocolate;
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  19. Ingerir pelo menos 2L de líquidos por dia;
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  21. Sempre que der vontade de comer algo, tomar líquidos antes. 
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Fonte: Agência Comunicado



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