Trabalho e qualidade de vida

04/10/2011 - 00:00:00 | 134

Novos hábitos adquiridos por meio da ginástica laboral no ambiente corporativo devem ser estendidos além das fronteiras das fábricas e escritórios

\r\n O lema “mexa-se” está no vocabulário da humanidade desde os tempos mais remotos.  Movimentar-se tem sido importante, não apenas para a sobrevivência, mas como expressão artística, religiosa e, sobretudo, forma de comunicação. Hoje, a atividade física é sinônimo de saúde e bem-estar.
\r\n
\r\n Para viver com qualidade em um mundo cada vez mais tecnológico, o ser humano precisa cuidar de si em todos os aspectos: mental, físico, emocional e espiritual. O mundo corporativo está ciente dessa necessidade e por isso incluiu a ginástica laboral e programas de atividades físicas no seu dia-a-dia. São incontáveis as empresas que buscam, por meio desse programas, diminuir os acidentes de trabalho, aumentar a produtividade de seus funcionários, prevenir doenças e melhorar a convivência social e o trabalho em equipe.
\r\n
\r\n Estudos e pesquisas de universidades já comprovaram que a qualidade de vida do funcionário reflete diretamente na sua produtividade. Entre os principais benefícios da prática de atividades físicas no trabalho estão: melhora da aparência, aumento da satisfação na realização da atividade profissional, diminuição das faltas e custos com serviços médicos e, principalmente, equilíbrio e sintonia entre trabalho e trabalhador.
\r\n
\r\n Além de implementar academias de ginástica no próprio local, as empresas vêm desenvolvendo programas de ginástica que, de forma lúdica e educativa, ensinam os funcionários a adquirir e manter hábitos saudáveis.
\r\n
\r\n Quanto às doenças, a prática de exercícios no ambiente de trabalho tem sido essencial para evitar lesões como L.E.R. (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as L.E.R. são a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil – por definição, estas lesões atingem músculos, tendões e articulações, principalmente, dos membros superiores e têm relação direta com o tipo de trabalho executado. Já as D.O.R.T. incluem doenças inflamatórias e/ou oriundas da compressão de nervos, originados pela sobrecarga tanto física como psíquica.
\r\n
\r\n Entre os demais benefícios de aplicar o conceito “mexa-se” nas empresas está o combate ao sedentarismo, estresse e depressão. Melhora também a postura, a flexibilidade, a coordenação, o ritmo e agilidade, mas, sobretudo, a concentração.  Praticar exercícios durante a jornada de trabalho reduz ainda a sensação de cansaço no final do dia.
\r\n
\r\n Se já existe um programa de ginástica laboral em sua empresa, com certeza, depois de conhecer todos os benefícios desta prática, você verá com outros olhos os exercícios de alongamento antes de começar a jornada de trabalho. Se não existe, sugira esta opção ao departamento de RH. Com certeza, todos ganharão muito mais do que imaginam.  
\r\n
\r\n Por: AgComunicado
\r\n       

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos