Varicela: nem os adultos escapam

18/08/2011 - 00:00:00 | 139

Aparentemente tranquila, a doença pode trazer complicações para pessoas adultas, como superinfecções bacterianas, pneumonia e encefalite

\r\n Ela prefere a primavera, mas também costuma se manifestar no inverno. Doença altamente contagiosa, muito comum na infância, a varicela (ou catapora) atinge tanto crianças como adultos.
\r\n
\r\n A catapora se manifesta na forma de pequenas bolhas na pele (erupções vesiculares), e em geral vem acompanhada de coceira e febre. Apesar de considerada benigna e comum na infância, pode levar a sérias complicações, principalmente na idade adulta.
\r\n
\r\n A transmissão se dá pelo contato com secreções da respiração ou com as próprias bolhas  de quem está com catapora. Até dois dias antes das lesões na pele se manifestarem, e mesmo sem a presença de sintomas específicos, o vírus já está sendo transmitido a outras pessoas. Os sintomas começam de duas a três semanas após o contágio. Primeiro, formam-se a manchas, espalhadas por todo o corpo, inclusive no couro cabeludo; em seguida, evoluem para bolhas, e dai forma-se uma crosta que não deve ser “cutucada”, pois pode deixar marcas na pele. Febre, mal-estar geral, dor de cabeça e coceira intensa completam esse quadro (muito!) incômodo.
\r\n
\r\n Em geral, é preciso ficar em casa durante quinze dias, mas tudo dependerá de como a doença evoluir. É preciso passar pela avaliação medica antes de retomar as atividades normais.
\r\n
\r\n A vacinação é uma forma de se proteger da doença, mas não pode ser utilizada por imunodeprimidos (pessoas com HIV ou que passaram por um transplante de órgãos, por exemplo) e mulheres grávidas. Crianças a partir de 1 ano de idade já podem tomar a vacina. Lembre-se: o risco de contaminação é muito alto e, inclusive, pode ser transmitida pela mãe gestante ao feto, ou ao recém-nascido. Consulte um médico ou pediatra.
\r\n
\r\n Por: AgComunicado

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos