Vitaminas: essenciais para ter uma vida saudável

12/08/2011 - 00:00:00 | 29

\r\nA falta dessas substâncias leva à avitaminose, que pode ser tratada com o uso de suplementos

\r\n As vitaminas são substâncias orgânicas fundamentais para o bom funcionamento  do organismo. São obtidas através dos alimentos e atuam na formação e crescimento de novos tecidos.  Ajudam a transformar os alimentos em energia. São tão importantes que, sem elas, não existiria a vida humana (vita = vida). Uma deficiência contínua poderá levar  ao desenvolvimento de doenças e, em casos mais graves, à morte. Por isso, em algumas situações, é preciso recorrer ao suplementos vitamínicos, seja para suprir uma carência do organismo ou como forma prevenção e apoio a um tratamento médico.
\r\n
\r\n São classificadas em hidrossolúveis (C e complexo B), que precisam ser repostas diariamente (com exceção da vitamina B12),  e as lipossolúveis (A,D,E e K),  que são armazenadas nos tecidos do corpo. Ao todo, 13 é o numero das vitaminas que fazem parte do nosso organismo: além das vitaminas A, B, C, D, E e K, existem 8 do complexo B: tiamina (B1), riboflavina (B2), piridoxina (B6), cianocobalamina (B12), biotina (H), ácido fólico (Bc), ácido nicotínico (niacina) e ácido pantotênico (B5).
\r\n
\r\n Sinais como irritabilidade, insônia, falta de apetite e concentração, além de cansaço e letargia, podem indicar a falta de determinadas vitaminas. Essa deficiência costuma ser causada principalmente pela alimentação inadequada, como regimes sem acompanhamento, consumo de fast-food em excesso, má absorção e má digestão, principalmente em idosos, assim como o uso prolongado de certos medicamentos.
\r\n
\r\n Ao contrário do que muita gente pensa, pessoas obesas também podem ter carência de vitaminas. Alimentos com alto teor calórico nem sempre têm um alto teor de vitaminas. As vitaminas não engordam, pois não contêm calorias. Mas a carência no organismo das vitaminas A, B1 e C pode levar à perda de apetite.
\r\n
\r\n Para saber se o seu organismo está absorvendo as vitaminas das quais precisa, e se as taxas se mantém nos níveis recomendados, consulte seu médico.
\r\n       
\r\n Por: AgComunicado
\r\n       

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos