Você assalta a geladeira durante a noite?

16/12/2011 - 00:00:00 | 124

Comer de madrugada pode ser sinal da Síndrome Alimentar Noturna

\r\n É na calada da noite que pessoas com a Síndrome Alimentar Noturna (SAN, também conhecida como Síndrome do Comer Noturno) costumam assaltar a geladeira ou a despensa. Às vezes, despertam na manhã seguinte sem conseguir se lembrar como aqueles pratos com restos de comida surgiram. Na maioria das vezes, porém, é uma atitude consciente – poucas manifestam sonambulismo.
\r\n
\r\n Pessoas com SAN não conseguem dormir se não comem durante a noite. Como consequência, dormem mal, sofrem com a ansiedade provocada por este distúrbio, despertam cansadas, sonolentas e irritadas. A qualidade de vida cai, assim como o desempenho físico durante as atividades físicas e diárias durante o dia. A obesidade é outro resultado desta síndrome, e com ela vem outros problemas de saúde, como a hipertensão, altas taxas de triglicérides e colesterol, que por sua vez levam a outras doenças, como diabetes e dislipidemia.
\r\n
\r\n Tal comportamento que ocorre durante o sono, ou após as 22 horas, se manifesta em pessoas que têm hábitos normais de alimentação durante o dia, e não necessariamente são obesas. Entre as causas que podem desencadear o problema estão o estresse, a depressão e a hereditariedade.  Alterações dos moduladores do sono, do apetite e de neurotransmissores cerebrais são hipóteses especuladas como causas da síndrome.
\r\n
\r\n Outra importante razão ou consequência destacada pelos pesquisadores é que, durante o sono, o organismo humano libera substâncias responsáveis pelo início e manutenção do sono e que dão a sensação de saciedade. Pessoas com SAN apresentam estas substâncias em níveis reduzidos e um aumento da grelina, responsável pela sensação de fome.
\r\n
\r\n O diagnóstico é feito mediante uma avaliação neurofisiológica, através de exames. O tratamento medicamentoso surte melhor efeito se acompanhado de mudança de hábitos, como alimentação mais saudável e regular, em horários preestabelecidos, prática de uma atividade física, no mínimo, três vezes por semana, e redução na ingestão de bebidas alcoólicas.
\r\n
\r\n Por: AgComunicado

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos