Você sabe como evitar as cãibras?

12/07/2011 - 00:00:00 | 135

Confira algumas dicas para prevenir as dolorosas contrações musculares

\r\n Grande parte dos esportistas já penaram em decorrência de cãibras. Alguns surfistas precisam ser retirados da água por não conseguirem movimentar pernas ou braços. Nadadores iniciantes que saem da piscina e logo em seguida caminham no vento frio, sentem aquela fisgada na perna e dores latentes que impede os movimentos.

\r\n

\r\n As famosas cãibras são contrações musculares repentinas, involuntárias, momentâneas e dolorosas. Podem ser de origem nervosa ou muscular. Geralmente, surgem quando o organismo perde muito líquido e sódio – um mineral importante na atuação da contração dos músculos. Pode ser provocada por diversos fatores: problemas vasculares, neurológicos, mudanças bruscas na temperatura ou outros. Mas o principal, é o excesso de atividade muscular. Ela é responsável pelo acúmulo de ácido láctico nos músculos (daí a origem das dores).

\r\n

\r\n Entretanto, qualquer pessoa pode sofrer com cãibras, não apenas os esportistas. É muito comum surgir nos dias frios e em músculos contraídos ou desaquecidos.

\r\n

\r\n Para amenizar os efeitos da dor é aconselhável aplicar toalhas úmidas e quentes na região afetada, fazer massagens suaves e relaxantes musculares, aplicados por um profissional da área de saúde física também são boas opções.

\r\n

\r\n Em geral, as cãibras não representam grandes preocupações para saúde, mas em casos frequentes, a análise e acompanhamento médico são necessárias.
\r\n  

\r\n

\r\n Mas como evitá-la?

\r\n

\r\n - Consuma alimentos ricos em potássio, como a banana, por exemplo. Ela traz energia rápida para o organismo, ajuda no funcionamento dos músculos e na formação das células no sangue. Comer duas bananas antes dos treinos, pode fornecer energia suficiente para exercícios intensos de 90 minutos.

\r\n

\r\n - Mantenha uma dieta balanceada em sais e minerais, pois estes compõem boa parte dos tecidos celulares.

\r\n

\r\n - Beba água antes, durante e após o exercício. Assim irá evitar a desidratação do organismo.

\r\n

\r\n - Faça alongamentos antes e depois dos exercícios.

\r\n

\r\n - Nunca pratique exercícios em jejum, isso pode causar desconfortos durante o treino e há riscos de desmaios.

\r\n

\r\n - Respeite os limites do seu corpo,atividades físicas em excesso tendem a estressar o músculos.

\r\n

\r\n Por: AgComunicado

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos