Você sabe escolher uma academia de ginástica?

08/11/2011 - 00:00:00 | 123

Idec indica alguns cuidados que devem ser tomados na hora de assinar o contrato

\r\n O verão está chegando e já tem mulher pensando no plano “biquíni”. Ou seja: malhar para ficar com o corpo ideal, com “tudo em cima”, não fazer feio na praia ou na piscina. E qual é o melhor local para colocar em prática a dobradinha alimentação saudável/ exercícios físicos? A academia é uma boa pedida! E o que devemos levar em conta na hora da escolha, entre tantas opções? Localização, profissionalismo, conhecimento da fisiologia do esporte, preços, horários, etc.
\r\n
\r\n Há uma série de pontos a serem levados em consideração. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) realizou uma pesquisa com dez empresas e indica os principais cuidados que devem ser tomados antes de assinar o contrato com a academia. Confira:
\r\n
\r\n - A academia deve disponibilizar o contrato de forma clara e transparente;
\r\n
\r\n - Multas por cancelamento não são ilegais, porém o valor não pode ser abusivo;
\r\n
\r\n - Reajuste de preços: segundo a Lei no 9.069/1995, em contratos de duração igual ou superior a um ano, o reajuste deve ser feito a cada 12 meses, sem cobrança de correção monetária;
\r\n
\r\n - Mudança de local: há academias que cobram multa em caso de desistência por parte do cliente motivado pela mudança de local da academia. Isso é considerado abusivo pelo Idec, porque coloca o fornecedor em vantagem em relação ao consumidor;
\r\n
\r\n - Uso de imagem e envio de material promocional: o uso indevido de imagem é passível de indenização.
\r\n
\r\n - É obrigação que as academias coloquem à disposição do cliente um orientador capacitado e habilitado para dar as orientações corretas durante a prática de exercícios.
\r\n
\r\n - Exame médico e avaliação física: a academia tem que exigir do consumidor  avaliação física e atestado de exame médico. Porém, não cabe à academia exigir que tais exames sejam feitos em local indicado por ela.
\r\n
\r\n - Guarda-volumes e estacionamento: muitas academias não se consideram responsáveis por estes serviços, no entanto, segundo o Idec, esta é uma conduta abusiva e as cláusulas que atestem a isenção ou atenuem a responsabilidade do local, são consideradas nulas.  
\r\n
\r\n Por: AgComunicado
\r\n       

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos