Você sabia que comer rápido engorda?

28/11/2011 - 00:00:00 | 139

Mau hábito começa na infância. Para mudar, é necessário aprender o verdadeiro significado da refeição

\r\n A correria das grandes cidades tirou mais que a segurança e a qualidade de vida das pessoas: deixou para segundo plano o prazer de fazer uma refeição tranquila. Cada vez mais, as pessoas são vistas comendo em pé, atrás de um balcão de padaria ou até mesmo no carro. Ao sedentarismo e à alimentação incorreta soma-se o ato de comer com pressa, fatores que, comprovadamente, contribuem para o aumento de peso.  
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\r\n Os próprios cientistas e pesquisadores chegaram a esta conclusão: artigo publicado na revista Journal of the American Dietetic Association revelou que mulheres entre 40 e 50 anos tinham mais excesso de peso pelo fato de comerem rápido demais. Estudo realizado na Universidade de Osaka, no Japão, acompanhou os hábitos de alimentação de três mil pessoas e concluiu que o  risco  de se tornar obeso aumenta mais de 80% entre aqueles que comem muito rápido. Tal risco é duplicado quando se trata de mulheres.
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\r\n A explicação está aqui: quando nos alimentamos, um dos mais potentes hormônios estimuladores do apetite, a grelina, manda sinais ao cérebro indicando satisfação. Isso só acontece 20 minutos após o início da refeição. Assim, quem come rápido acaba sobrecarregando e confundindo o cérebro. Mastigar com calma e devagar significa consumir porções menores. Esta atitude envolve mudanças de hábitos e de comportamento.  
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\r\n Para melhorar a atitude à mesa e recuperar o prazer de degustar um bom prato, é preciso:
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\r\n -Comer devagar. Uma refeição deve durar, no mínimo, 15 minutos para que a mensagem da saciedade chegue ao cérebro.  
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\r\n -Concentrar-se na refeição. Aprender a sentir os sabor dos alimentos.
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\r\n -Mastigar bem, pois é na boca que começa o processo de digestão.
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\r\n -Começar a refeição degustando uma salada.Preparar um prato principal colorido. Quanto mais cor, mais nutritiva e completa a refeição.
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\r\n -Entre uma refeição e outra, cultivar o hábito de comer uma fruta, uma barra de cereal ou um iogurte, para não exagerar na hora da refeição principal.  
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\r\n Por: AgComunicado

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