TCM (triglicerides de cadeia média)

  • Sob consulta
    TCM (triglicerides de cadeia média)

  • Informações
  • Indicação
  • Outros produtos
  • Comentários
  • Artigos
TCM (triglicerides de cadeia média)

 

TCM o que é?

As gorduras que ingerimos diariamente em nossa alimentação se encontram na forma de triglicerídeos, que tem seu comprimento definido pelo número de carbonos que possuem em suas cadeias, que variam entre 2 e 22.

A grande maioria dos triglicerídeos que ingerimos são triglicerídeos de cadeia longa (TCL), ou seja, com mais de 12 carbonos. Os de cadeia media se encontram na faixa de 8 a 12 carbonos. O TCM possui 8,3 kcal/g, um valor calórico 10% menor que os TCL, pois é uma rápida fonte de energia, por não estar incorporado à lipoproteínas.

 

TCM Benefícios:

Os TCM oferece diversos benefícios para o nosso organismo, como:

- Melhora da resistência física;

- Eleva valores de enzimas do ciclo de Krebs (mecanismo energético do corpo);

- Aumenta a taxa de metabolização de gordura corporal, tornando mais eficaz a produção de energia celular.

O TCM vem sendo bastante utilizado para melhorar o desempenho em atletas, devido a grande demanda de energia, pois a gordura retarda o esvaziamento gástrico. Além disso, o TCM pode possuir um efeito anticatabólico por sua fácil conversão energética, poupando a massa muscular de perda tecidual na conversão dos aminoácidos em calorias.

É importante ressaltar que os triglicerídeos de cadeia  média (TCM) não possuem em sua composição todos os ácidos graxos essenciais necessários para nossa sobrevivência, portanto, uma alimentação de TCM não deve ser a única fonte de gordura.

 

TCM onde encontrar?

As principais fontes naturais de TCM são:

- Leite humano: o leite materno apresenta altos níveis de ácido láurico, um triglicerídeo de cadeia media;

- Óleo de coco: o ácido láurico compõe aproximadamente 50% da gordura do coco. Entre as outras fontes lipídicas do coco está o ácido caprílico que possui ação antioxidante e é fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM);

- Óleo de palmeira: também conhecido como azeite de dendê e óleo de palma, contém proporções iguais de ácidos graxos saturados (palmítico 44% e esteárico 4%) e não saturados (oléico 40% e linoléico 10%).

O TCM também pode ser encontrado na forma de cápsulas, sendo também eficaz quanto as suas propriedades.

 

TCM Bula:

O uso do TCM cápsulas não é recomendado para pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer componente encontrado na fórmula. Pacientes com problemas hepáticos devem consultar o médico antes de iniciar o uso do TCM cápsulas.

 

TCM efeitos colaterais:

Quando a ingestão de TCM ultrapassa os 10% do total de calorias diárias, podem ocorrer alguns efeitos colaterais, como: desconforto gástrico, diarréia e aumento dos níveis de colesterol e triglicérides. Ao persistir qualquer sintoma, informe o seu médico imediatamente.

 

TCM como tomar?

O tratamento com o medicamento TCM deve ser adequado às condições específicas de cada paciente. Desta forma, deve-se procurar a orientação de um médico especializado para dar início ao tratamento de forma adequada. 

É de extrema importância que a administração e a dosagem do produto TCM sejam autorizadas e orientadas por um médico habilitado, a modo de prevenir efeitos prejudiciais à saúde, pois a dosagem pode variar conforme a necessidade do paciente.


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos