Vitamina b1 (tiamina)

  • Sob consulta
    Vitamina b1 (tiamina)

  • Informações
  • Indicação
  • Outros produtos
  • Comentários
  • Artigos

Vitamina b1 (tiamina) o que é

Vitamina b1 (tiamina) é uma vitamina hidrossolúvel, que faz parte do conjunto composto de vitaminas pertencentes ao complexo B. Pode ser encontrada em alimentos de origem animal e vegetal, como na cutícula do arroz, no levedo de cerveja, nos grãos, na gema de ovo, no fígado, no rim, na carne de porco, no peixe, no amendoim, na noz, nos legumes, e em vegetais verdes e folhosos.

Desempenha importante papel no sistema nervoso, nos músculos e coração, além de auxiliar as células no metabolismo da glicose. Sua deficiência causa lesão cerebral, que pode ser irreversível.

 

Vitamina b1 (tiamina) para que serve

Vitamina b1 (tiamina) é importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração; auxilia as células no metabolismo da glicose e sua deficiência causa lesão cerebral potencialmente irreversível; a carência desta vitamina na alimentação humana pode conduzir à avitaminose, apresentando diferentes quadros clínicos, incluindo a Síndrome de Wernicke-Korsakoff e o beribéri.

Os sintomas que indicam a deficiência desta vitamina são: insônia, nervosismo, irritação, fadiga, depressão, perda de apetite e energia, dores no abdômen e no peito, sensação de agulhadas e queimação nos pés, perda do tato e da memória, problemas de concentração.

A deficiência da Vitamina b1 (tiamina) costuma ocorrer em pessoas com dependência de álcool, desnutridos, que apresentam vômitos recorrentes e que recém fizeram cirurgia bariátrica. O consumo de café, cigarro e antiácido também pode prejudicar a absorção desta vitamina.

Sua carência pode provocar Beribéri, incluindo a perda de peso, distúrbios relacionados ao emocional, neurite, degeneração dos nervos, perda da força, perda de apetite, dor nos membros, períodos de arritmia cardíaca e edema; Encefalopatia de Wernicke, relacionada com ataxia, oftalmoplegia e confusão mental; e Síndrome de Korsakoff, gerando amnésia anterógrada, confabulação e desorientação.

 

Vitamina b1 (tiamina) bula

A administração e a dosagem desta Vitamina b1 (tiamina) devem ser prescritas por um médico habilitado.

Esta vitamina é contraindicada em pessoas com câncer, pois esta pode contribuir para o aumento da quantidade de células cancerosas.


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos